Opinião: Egoísmo ou sabedoria!
Manter uma opinião a qualquer custo, não ser humilde, não reconhecer o erro...é certo? Como ser sábio, nestes casos?
Sabemos que, em nome da unidade ou mesmo de um bom relacionamento, muitas vezes é preciso ceder. Todavia, há casos em que temos que ser irredutíveis e aí precisamos de muita segurança no que pensamos ou fazemos.
Num casamento, por exemplo, é muito difícil ou quase impossível encontrarmos alguém que feche totalmente com a gente. A melhor coisa é, se não disposição para concessões, não se casar. Na minha experiência, ceder é uma boa solução.
No meu ponto de vista, casamento é a arte de fazer o outro feliz!
Naamã, o general sírio, por sua alta posição, se mostrou humilhado e inflexível, ao recusar banhar-se no Jordão para ser curado da lepra. No entanto, ouviu um sábio conselho de seus homens e foi vitorioso. Aí estava o segredo!
“Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.” Reis 5:13, 14
Se ele tivesse mantido seu ego, teria se dado mal! Herodes, não teve a mesma sorte e, para manter a palavra de rei e seu ego, degolou a João Batista! Fez bem? Julgue.
Nós, muitas vezes, agimos egoisticamente e, por coisas mínimas (mas que, cegamente as vemos enormes), perdemos grandes bênçãos e ainda plantamos o mal para futuras colheitas indesejáveis.
O moço da parábola disse ao pai que não iria trabalhar na vinha. Mais tarde, refletiu e foi. Ele obviamente mentiu, voltou atrás, mas fez a coisa certa.
“E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.” Mateus 21:28
Sejamos sábios: Procuremos ouvir SEMPRE bons conselheiros!
“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” Provérbios 11:14
Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.” Provérbios 24:6
Nunca é demais, em nossos posicionamentos, ouvirmos conselhos de outras pessoas, experientes e que tem outra visão da situação. Mas o coração de pedra, egoísta e irreversível não nos permite espaço para a humildade. Mais tarde vamos ver as consequências destes momentos e atitudes de insanidade:
“Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível.” Salmo 18:25, 26
No, entanto, quando lidamos com gente endurecida, temos que responder à altura, todavia, sempre, sempre ouvindo conselhos sábios:
“Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível. Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates.” Salmo 18:25-27
Infelizmente, conheço muitas pessoas assim. Gente boa, mas que tem um futuro incerto e tenebroso; que perderá tudo, por que age por seu próprio coração!
Esta é a meditação de hoje!
Rosh Yishai Ben Yehudah








